O canguru é um mamífero, pertencente à família dos Macropopídeos e à ordem dos marsupiais, que habita a Austrália, Nova Guiné e ilhas vizinhas. O nome canguru tem sua origem numa língua australiana e quer dizer “não sei”. As principais características destes animais são: patas traseiras bem desenvolvidas e a existência do marsúpio (espécie de bolsa que a fêmea tem no abdômen e onde o filhote se alimenta e termina seu desenvolvimento).
Existem diversos tipos de cangurus. No primeiro grupo encontramos os grandes cangurus, dentre os quais podemos destacar o canguru gigante, ou canguru cinza e o canguru vermelho, estas são as duas espécies mais conhecidas. Há outra espécie, um pouco menor, com cores mais brilhantes chamados wallabies (ou ualabis) e o canguru arborícola, cujas principais características são: formato mais robusto, uma cauda longa e semelhança de tamanho entre os membros inferiores e superiores. No segundo grupo estão os ratos-canguru, animais menores que lembram ratos. O terceiro grupo é formado pelo rato-almiscarado-marsupial, animal também parecido com um rato e que tem um rabo escamoso e sem pêlos.
Há uma característica que diferencia os cangurus de outros marsupiais: na hora do salto, os cangurus são capazes de associar o movimento do rabo com o das patas, para obter um maior deslocamento. Quando saltam podem atingir até 5 metros de distância. O habitat dos cangurus são as planícies e as florestas. Sua dieta é feita de frutas e vegetais, sendo que o rato almiscarado, também se alimenta de pequenos animais. Durante pequenos espaços de tempo um canguru pode atingir até 50 km/h. A idade destes animais oscila entre 12 e 25 anos, dependendo da quantidade de alimento disponível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário