terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Baleia Orca


Características principais

A orca possui várias características marcantes que fazem dela um dos cetáceos mais facilmente identificáveis: nadadeira dorsal muito alta e larga (falcada nas fêmeas e triangular em machos adultos), cabeça em forma de cone, nadadeiras peitorais grandes, largas e arredondadas, e padrão de coloração preto e branco típico.

Tamanho

Fêmeas adultas atingem 8,5 metros e os machos 9,8 metros.

Peso

Fêmeas 7 toneladas e machos 10.

Gestação e cria

Os filhotes nascem com 2,1 a 2,4 metros e aproximadamente 180 kg.

Alimentação

De forma geral, a dieta desta espécie é bastante variada e oportunista, podendo ser composta de várias espécies de cetáceos (incluindo as grandes baleias), pinípedes (focas, lobos, elefantes e leões marinhos), pingüins e outras aves marinhas, tartarugas, várias espécies de peixes e até mesmo outras orcas.

Distribuição

Distribuem-se amplamente em zonas tropicais até zonas temperadas quentes, são oceânicos.

Ameaças

Captura acidental em redes de pesca, poluição dos mares, interação com as pescas oceânicas de espinhel.

Status

Insuficientemente conhecida .

Origem do nome científico

Orcinus pode ser derivado do latim orca (tipo de baleia), ou de orcynus (tipo de tunídeo), neste caso, o nome pode ser uma referência ao hábito de predar atuns

Hábitat

Costeiro/Oceânico

Distribuição

Espécie cosmopolita. Ocorre desde os pólos até as regiões equatoriais, sendo depois do homem, a espécie de maior distribuição geográfica do planeta. 

Registros

Do Rio Grande do Sul ao Ceará. Existem ainda avistagens realizadas a 10 milhas náuticas dos penedos de São Pedro e São Paulo e a 1800 milhas náuticas do arquipélago de Fernando de Noronha.

Lista de Identificação / Principais características

Distinta coloração padrão preta e branca. A região ventral apresenta coloração branca contínua da mandíbula ao anus, estreita entre as negras nadadeiras peitorais e com bifurcações atrás do umbigo. A superfície ventral da nadadeira caudal e porção adjacente do pedúnculo da nadadeira caudal também são brancas. 
Dorso e flancos pretos, exceto pela presença de uma mancha branca no flanco localizada na região urogenital e pela mancha branca oval atrás dos olhos. Atrás da nadadeira dorsal existe uma mancha altamente variável, cuja coloração pode ser branca ou acinzentada, chamada de "sela". Nos filhotes essa mancha é menos distinta.

Corpo extremamente robusto

Cabeça cônica. Ausência de rostro (bico) bem definido
Nadadeira dorsal ligeiramente à frente do centro do dorso. Grande, proeminente e altamente variável na forma: machos adultos possuem nadadeira dorsal alta, ereta e triangular e as fêmeas e juvenis baixa e falcada. A nadadeira dorsal freqüentemente apresenta marcas e cicatrizes
Grandes nadadeiras peitorais arredondas que crescem com a idade podendo atingir 1/5 do comprimento do corpo
Piolhos-de-baleia podem ser encontrados aderidos na superfície da pele. 
Nº de dentes: 20 - 28 / 20 - 28

Borrifo

Normalmente visível em dias frios, baixo e espesso.

Comprimento máximo

9 m/7,9m

Peso

5,6 ton / 3,8 ton

Comportamento

Embora a espécie apresente alta consideração em muitas culturas aborígenes marítimas, outras sociedades a tiveram como temíveis e de péssima reputação por muitas décadas. Aos poucos esse conceito foi mudando. 
A orca tem sido admirada nos oceanários por mais de 30 anos e é a principal personagem de vários filmes, documentários e outras formas de mídia popular. A população mundial de orcas parece consistir de subpopulações especializadas, cada qual com seus hábitos e comportamentos particulares altamente adaptados aos recursos alimentares disponíveis em sua área de vida. Alguns pesquisadores acreditam que diferenças na morfologia, genética, ecologia e comportamento entre as diferentes populações de orcas tratam-se de uma base suficiente para estabelecer diferentes raças, subespécies e talvez espécies. 
No Pacífico norte oriental (Colûmbia Britânica, Washington e Alasca) ocorrem populações simpátricas residentes e transeuntes que apresentam características distintas de morfologia e de genética bem como no comportamento e ecologia (dieta, padrão de deslocamento e uso do hábitat/fidelidade de sítio, vocalização/dialetos, ecolocação, padrão de respiração, amplitude de exalação e mergulho, tamanho de grupo, filopatria natal e ocorrência sazonal. Evidências sugerem que em regiões da Colûmbia Britânica, populações observadas em áreas oceânicas são distintas de ambas as formas costeiras residentes e transeuntes. 
É uma espécie gregária, podendo ser avistada em grupos de três a 25 animais. Agregações com até cem indivíduos já foram reportadas. No entanto a ocorrência de indivíduos solitários, geralmente machos adultos, também é conhecida. As orcas mantêm um forte sistema de hierarquia social. Vivem em uma sociedade matriarcal, onde todos os relacionamentos giram em torno da fêmea mais velha, mãe ou avó de todos os integrantes do grupo. Essa estrutura social pode ser formada por quatro gerações de indivíduos aparentados maternalmente. Formam laços sociais fortes e estáveis. 
Aproximáveis e curiosas exibem variadas reações diante a presença de embarcações, que variam da indiferença a curiosidade. Raramente nadam na proa de barcos ou nas ondas produzidas por esses mas freqüentemente saltam, colocam a cabeça acima da superfície da água para "espiar" ao seu redor e batem com as nadadeiras peitorais e caudal na superfície da água. 
Em áreas oceânicas do sul e do sudeste do Brasil, é conhecida a interação de O. orca com a pesca de espinhel de superfície ("longline") para a captura de atuns e peixes afins, como o espadarte. Assim como no Brasil, interações de orcas com a pesca de espinhel são reportadas em várias localidades do mundo.
Grupos de orcas compostos de dois a cinco indivíduos, a maioria contendo filhotes, foram registrados na baía da Ilha Grande.

História Natural

O período de gestação varia de 15 a 18 meses. A amamentação dos filhotes dura um ano mas podem começar a ingerir comida sólida fornecida pelas suas mães enquanto ainda estão se amamentando. O desmame ocorre entre o primeiro e o segundo ano de vida. Fêmeas dão à luz ao seu primeiro filhote com idades entre 11 e 16 anos. 
O intervalo entre as crias é de cinco anos. As fêmeas tem uma média de 5,35 filhotes ao longo de uma vida reprodutiva superior a 25 anos de idade, a qual acaba com cerca de 40 anos. Machos alcançam a maturidade sexual com cerca de 15 anos, como o indicado pelo rápido crescimento da nadadeira dorsal. Os machos continuam a crescer até os 21 anos, quando alcançam sua maturidade física.

Comprimento no nascimento

2,2 - 2,6m

Peso

160 kg

Longevidade

50 - 60 anos / 80 - 90 anos

Predadores naturais

Desconhecidos
A Baleia Orca ou Orcinus orca é um cetáceo mamífero, o maior membro da família dos golfinhos (Delphinidae), chamada em inglês por Orque ou Killer Whale.
Os machos podem medir de 5 metros a 9,70 metros, e as fêmeas medem de 4metros a 8,5 metros, e ambos podem pesar até 11 toneladas.
O seu corpo é preto e branco e branco na parte inferior e acoma dos olhos e a sua pele é lisinha assim como a dos golfinhos. Para distinguir o sexo basta analisar a barbatana dorsal, se ela for pequena e curvada é uma fêmea e se for alta e pontuda (pode chegar a até 2 metros), é um macho.
A gestação ocorre num período de 11 a 12 meses. As orcas geram apenas um filhote por gestação e o mesmo nasce com aproximadamente 2 metros de comprimento e 180 kg.
Os intervalos entre as gestações duram de 3 a 8 anos e os machos atingem a maturidade sexual a partir dos 15 anos e as fêmeas a partir dos 8 a 10 anos.

Comportamento

As orcas podem nadar até 55km/h e normalmente são encontradas em grupos de até 100 indivíduos. Elas ficam de 5 a 15 submersas entre uma respiração e outra.

Alimentação

Comem peixes grandes (por exemplo: atum e salmão), aves marinhas (por exemplo: pinguins), polvos, lulas, tartarugas marinhas e até mesmo outras baleias (por exemplo: baleia-azul).

Localização

As orcas são cosmopolitas, ou seja, podem ser encontradas em todos os oceanos, desde a Antártida até o Ártico, mas preferem águas frias e próximas à costa.
A maior população de orcas encontrada foi na Antártida, com um número estimado de 160.000 indivíduos.
As orcas não estão em extinção, por serem consideradas muito pequenas para a caça predatória.

Baleia Assassina

Apesar de serem chamadas de assassinas, são inofensivas, ou seja, atacam somente quando sentem perigo.
São chamadas assim porque são ágeis caçadoras e se alimentam de animais de sangue quente, mas estão no topo da cadeia alimentar e obedecem às leis da natureza, ou seja, mantém o equilíbrio do ecossistema marinho, matando apenas para se alimentar e manter a sua sobrevivência.
A orca ou baleia assassina (Orcinus orca) é o membro de maior porte da família Delphinidae (ordem dos cetáceos) e um predador versátil, podendo comer peixes, moluscos, aves, tartarugas, ainda que, caçando em grupo, consigam capturar presas de tamanho maior, incluindo morsas e outras "baleias". Apesar da designação baleia assassina, não é, na verdade, uma baleia mas sim um golfinho. O nome provém da alteração da expressão "assassina de baleias" já que caçam outros cetáceos jovens. Está, portanto, no topo da cadeia alimentar oceânica. Pode chegar a pesar nove toneladas. É o segundo animal de maior área de distribuição geográfica (logo a seguir ao homem), podendo encontrar-se em qualquer um dos oceanos.
Têm uma vida social complexa, baseada na formação e manutenção de grupos familiares extensos. Comunicam através de sons e costumam viajar em formações que assomam ocasionalmente à superfície. A primeira descrição da espécie foi feita por Plínio, o Velho que já a descrevia como um monstro marítimo feroz. Contudo, não se tem conhecimento de ataques a seres humanos no ambiente selvagem, ainda que se saiba de alguns casos de agressões aos seus treinadores em parques temáticos. Tanto vivem no mar alto como junto ao litoral.

Denominação

O nome orca foi dado a estes animais pelos antigos romanos, em princípio, derivado da palavra grega que (entre outros significados) se referia a uma espécie de baleia.
"Baleia assassina" é outro dos nomes mais vulgares. Contudo, desde a década de 1960, a comunidade científica (principalmente a anglófona) passou, de novo, a utilizar mais frequentemente "orca", que apesar de ter origem "erudita" foi rapidamente aceite pela população em geral que foi adoptando cada vez mais o termo. As razões para esta mudança de nomenclatura popular também está ligada ao facto de os leigos terem começado a interessar-se mais pela espécie, aprendendo, por exemplo, que este animal não é, de facto, uma baleia, mas sim um golfinho. A palavra orca era já comum noutras línguas europeias - o aumento de pesquisas científicas sobre a espécie ajudou também a criar uma certa convergência na forma de nomear este cetáceo. Outra razão relaciona-se com o adjectivo "assassina" que parece ter implícita a ideia errónea de que seria letal para os seres humanos. Orca é, quanto a isso, uma opção vocabular mais neutral.
Um grupo de orcas pode, de facto, matar uma grande baleia. Pensa-se que os marinheiros espanhóis do século XVIII designaram estes animais de asesina de balenas por esta razão. O termo foi, depois, mal traduzido para inglês como "killer whale" - designação imprópria, mas que se tornou tão frequente que os próprios espanhóis (e portugueses) adoptaram a "retradução".
Há quem continue a preferir este nome, argumentando que descreve bem um animal predador de outros, incluindo outros cetáceos. Além do mais, esta designação não provém, provavelmente, apenas do termo utilizado pelos marinheiros espanhóis. O nome do seu género biológico, "Orcinus" significa "do Inferno" e, ainda que o termo "orca" (usado desde a antiguidade) não esteja, provavelmente relacionado etimologicamente, a assonância poderá ter levado as pessoas a pensar que significaria "baleia que traz a morte" ou "demónio do Inferno".
É interessante verificar que línguas não-europeias continuam a designar este animal com termos igualmente intimidantes. Para o povo Haida das Ilhas da Rainha Carlota ao longo da costa da Colúmbia Britânica, a orca é conhecida como skana ou "demónio assassino". Os japoneses chamam-na de shachi, cujos caracteres kanji combinam os radicais para peixe e tigre.

Evolução e taxonomia

A orca é a única espécie do género Orcinus. É uma das trinta e cinco espécies da família dos golfinhos. Tal como o género Physeter, também com apenas uma espécie (o cachalote), o género Orcinus caracteriza-se por um população abundante sem parentes imediatos do ponto de vista da cladística. 
Os paleontólogos acreditam que a orca pode ter tido, provavelmente, um passado evolucionário anagenético; isto é, uma evolução de ancestral para descendente sem se verificar qualquer ramificação da linha genética (formação de espécies aparentadas, coexistindo no tempo).
Se assim fosse, a orca passaria a ser uma das mais antigas espécies de golfinhos, ainda que seja pouco provável que seja tão antiga quanto a própria família, cujo início é datado em cerca de cinco milhões de anos.

Características físicas


A barbatana dorsal, maior nos machos, além do porte, ajuda a distinguir os géneros
Estes animais caracterizam-se por terem o dorso negro e a zona ventral branca. Têm ainda manchas brancas na parte lateral posterior do corpo, bem como acima e detrás dos olhos. Com um corpo pesado e entroncado, têm a maior barbatana dorsal do Reino animal, que pode medir até 1,8 metros de altura (maior e mais erecta nos machos que nas fêmeas). Os machos podem medir até 9,5 metros de comprimento e pesar até 6 toneladas; as fêmeas são menores, chegando aos 8,5 metros e 5 toneladas, respectivamente. As crias nascem com cerca de 180 Kg e medem cerca de 2,4 metros de comprimento.
As orcas macho de maiores dimensões têm um aspecto distinto que não dá margem para confusões ao serem identificados. Contudo, vistas à distância em águas temperadas, as fêmeas e as crias podem confundir-se com outras espécies, como a Falsa-orca ou o Golfinho-de-Risso.
A maior parte dos dados sobre a vida das orcas foi obtida em pesquisas de longa duração com populações da costa da Columbia Britânica e de Washington, bem como pela observação de animais em cativeiro. A informação disponível sobre esta espécie é avultada e está devidamente sistematizada pelos naturalistas, o que se deve também à natureza altamente estruturada dos grupos sociais destes animais. Contudo, grupos transitórios ou residentes noutras áreas geográficas podem ter características ligeiramente diferentes.
As fêmeas atingem a maturidade sexual aos 15 anos de idade. A partir dessa altura, têm períodos de ciclo poliestral (cio regular e contínuo) com períodos sem o ciclo estral que podem durar de três a dezesseis meses. As fêmeas podem dar à luz uma só cria, uma vez cada cinco anos. Nos grupos sociais analisados, os nascimentos podem ocorrer em qualquer época do ano, havendo uma certa preferência pelo inverno. 
A mortalidade dos recém-nascidos é elevada - os resultados de uma investigação sugerem que cerca de metade das crias morrem antes de atingir os seis meses. Os filhotes são amamentados até aos dois anos de idade, mas com doze meses já se alimentam de comida sólida. As fêmeas são férteis até aos 40 anos, o que, em média, significa que podem ter até cinco crias. A esperança de vida das fêmeas é, geralmente, de cinquenta anos, ainda que em casos excepcionais possam viver até aos noventa anos. Os machos tornam-se sexualmente activos com 15 anos de idade e chegam a viver até aos 30 anos (ou até aos 50, em casos excepcionais).

Distribuição geográfica


Distribuição geográfica da espécie (a azul).
A orca é o segundo mamífero com maior área de distribuição geográfica no planeta, logo a seguir ao ser humano. Encontram-se em todos os oceanos e na maior parte dos mares, incluindo (o que é raro, para os cetáceos) o mar Mediterrâneo e o mar da Arábia. As águas mais frias das regiões temperadas e das regiões polares são, contudo, preferidas. Ainda que se encontrem por vezes em águas profundas, as áreas costeiras são geralmente preferidas aos ambientes pelágicos.
Existem populações de orcas particularmente concentradas na zona nordeste da Bacia do Pacífico, onde o Canadá faz curva com o Alasca, ao longo da costa da Islândia e na costa setentrional da Noruega. São frequentemente avistadas nas águas antárcticas, acima do limite das calotas polares. De facto, crê-se que se aventuram abaixo da calota de gelo, sobrevivendo apenas com o ar presente em bolsas de ar situadas abaixo do gelo, tal como faz a beluga. No Ártico, contudo, a espécie é raramente avistada no inverno, não se aproximando da calota polar, visitando estas águas apenas no verão.
A informação sobre outras regiões é escassa. Não existe uma estimativa para a população global total. Estimativas locais indicam cerca de 70 a 80 000 na Antárctida; 8 000 no Pacífico tropical (ainda que as águas tropicais não sejam o ambiente preferido destes animais, a grande dimensão desta área oceânica - 19 milhões de quilómetros quadrados - significa que poderão aí viver milhares de orcas); cerca de 2 000 junto ao Japão; 1 500 nas águas mais frias do nordeste do Pacífico e 1 500 junto à Noruega. Se juntarmos os dados de estimativas menos precisas sobre áreas menos investigadas, a população total poderá ascender aos 100 000.
As orcas emergem frequentemente o seu corpo da água, num movimento designado pelo termo em inglês spyhopping - uma espreitadela cujo significado os cientistas ainda discutem.
As orcas têm um sistema social de agrupamento bastante complexo. A unidade básica é a linha matriarcal que consiste numa única fêmea, mais velha, e os seus descendentes. Os filhos e filhas da matriarca fazem parte desta linha, tal como os filhos e filhas destas últimas filhas - contudo, os filhos e filhas de qualquer um dos filhos passarão a viver com a linha matriarcal das suas companheiras de acasalamento) - e assim sucessivamente, ao longo da árvore genealógica destes animais. Como as fêmeas podem viver até cerca de noventa anos, não é raro encontrar quatro ou mesmo cinco gerações de orcas a viver na mesma linha. Estes grupos matrilineares são muito estáveis e mantêm-se durante anos. Os seus elementos apenas os abandonam, nunca mais de algumas horas, com o fim de procurar alimento ou acasalar. Não há registo de nenhuma expulsão de um indivíduo destes grupos. O tamanho médio de uma linha matriarcal é de cerca de nove animais, segundo as estatísticas efectuadas junto às orcas do Pacífico nordeste.
As linhas matriarcais têm alguma tendência a juntarem-se a outras, de forma a constituírem grupos (em inglês utiliza-se o substantivo colectivo "pod" que não tem correspondente em português, para conjunto de "baleias", a não ser a palavra "baleal", proposta pelo dicionário Houaiss, que, na falta de outro termo - já que cardume, ou mesmo manada, apesar de também serem usados, parecem ainda mais impróprios - será usado neste artigo, tendo em conta, contudo, que as orcas não são baleias) que têm, em média, cerca de 18 indivíduos. Os membros de um "baleal" partilham do mesmo dialecto (os sons distintivos da espécie), havendo indícios de que são todos aparentados pelo lado materno. Ao contrário das linhas matriarcais, os baleais podem separar-se nas linhas que os constituem por vários dias ou semanas, em busca de comida, até voltarem a juntar-se. O maior baleal registado tinha 49 membros.
O próximo nível de organização dos grupos de orcas é o "clã", que consiste na reunião dos vários baleais com dialectos semelhantes. Novamente, verifica-se que as relações entre os vários baleais têm um fundamento genealógico, por linha materna. Vários clãs podem partilhar a mesma área geográfica. Há registo de baleais de clãs diferentes viajando em conjunto. Quando baleais residentes se juntam para viajarem como um clã, há um ritual de reconhecimento, com saudações que consistem em colocarem-se em linhas paralelas semelhantes, antes de se misturarem por completo.
O último nível de associação é a comunidade que pode ser definida, vagamente, como o conjunto de clãs que se unem regularmente. As comunidades não partilham, contudo, quaisquer padrões familiares vocais discerníveis.
No nordeste do Pacífico conseguiu-se identificar três comunidades:
A comunidade meridional (1 clã, 3 baleais e 83 orcas em 2000) 
A comunidade setentrional (3 clãs, 16 baleais e 214 orcas em 2000) 
A comunidade do Sul do Alasca (2 clãs, 11 baleais e 211 orcas em 2000) 
Deve-se enfatizar que estas hierarquias são apenas válidas para grupos sedentários ou residentes. Grupos nómadas, caçadores de mamíferos, são, na generalidade, menores porque, ainda que se baseiem em linhas matriarcais, nota-se uma maior tendência dos machos para levarem uma vida isolada. Contudo, grupos nómadas mantém uma vaga coesão definida pelos seus dialectos.
O comportamento quotidiano das orcas é, geralmente, dividido em quatro actividades básicas: busca de alimento, viagem, descanso e socialização. Esta última costuma ser acompanhada de comportamentos entusiásticos, exibindo vários tipos de saltos e arremessos do corpo, espreitadelas sobre a água, além de baterem com as barbatanas na água e erguerem a cabeça. grupos constituídos apenas por machos interagem, frequentemente, com os pénis erectos. Não se sabe se este género de interacção é um comportamento apenas lúdico ou se comporta manifestações de afirmação de papéis de dominação.

Alimentação


Crânio de uma orca onde se pode observar a sua dentição, adaptada a um regime alimentar essencialmente carnívoro.
As orcas utilizam na sua alimentação uma grande diversidade de presas diferentes. Populações específicas têm tendência a especializar-se em presas específicas, mesmo com o prejuízo de ignorarem outras presas em potência. Por exemplo, algumas populações do mar da Noruega e da Gronelândia são especializadas no arenque, seguindo as rotas migratórias deste peixe até à costa norueguesa, em cada outono. Outras populações preferem caçar focas.
A orca é o único cetáceo que caça regularmente outros cetáceos. Há registos de vinte e duas espécies de cetáceos caçadas por orcas, seja pelo exame do conteúdo do estômago, seja pela observação das cicatrizes no corpo de outros cetáceos ou, simplesmente, pela observação do seu comportamento alimentar. Baleais de orcas chegaram mesmo a atacar baleias comuns, baleias-de-minke, baleias-cinzentas ou, mesmo, jovens baleias-azuis. Neste último caso, os grupos de orcas perseguem a cria de baleia azul, em conjunto com a sua mãe, até ao esgotamento de ambas. Por vezes conseguem separar o par. De seguida, rodeiam a jovem baleia, impedindo-a de subir à superfície onde esta precisa de tomar ar para respirar. Assim que a cria morre afogada, as orcas podem alimentar-se sem problemas.
Há também um caso registado de provável canibalismo. Um estudo levado a cabo por V. I. Shevchenko nas áreas temperadas do Sul do Pacífico em 1975 registou a existência de restos de outras orcas no estômago de dois machos. Das 30 orcas capturadas e examinadas nesta pesquisa, 11 tinham o estômago completamente vazio. Uma percentagem invulgarmente alta que indicia que o canibalismo foi forçado, devido à falta extrema de alimento.
Mais frequentemente, contudo, as orcas predam cerca de 30 espécies diferentes de peixes, nomeadamente o salmão (incluindo salmão-real e salmão-prateado), arenques e atum. O tubarão-frade, o tubarão-galha-branca-oceânico e, muito ocasionalmente, o tubarão-branco, são também caçados pelos seus fígados altamente nutritivos, acreditando-se também que são caçados no sentido de eliminar ao máximo a competição. Outros mamíferos marinhos, incluindo várias espécies de focas e leões marinhos são também procurados pelas populações que vivem nas regiões polares. Morsas ou lontras marinhas são também caçadas, mas menos frequentemente. A sua dieta inclui ainda sete espécies de aves, incluindo todas as espécies de pinguins ou aves marinhas, como os corvos-marinhos. Alimentam-se também de cefalópodes, como o polvo ou lulas.
As orcas são muito inventivas, e de uma crueldade brincalhona impressionante nas suas matanças. Por vezes, atiram focas umas contra as outras, pelo ar, de modo a atordoá-las e matá-las. Enquanto que os salmões são, geralmente, caçados por uma orca isolada ou por pequenos grupos, os arenque são muitas vezes apanhados pela técnica da captura em carrossel: as orcas forçam os arenques a concentrarem-se numa bola apertada, cercando-os e assustando-os soltando bolhas de ar ou encandeando-os com o seu ventre branco. As orcas batem, então, com os lobos da cauda sobre o grupo arrebanhado, atordoando ou matando cerca de 10 a 15 arenques com cada pancada. A captura em carrossel só foi documentada na população masculina de baleias assassinas de Tysfjord (Noruega) e no caso de algumas espécies oceânicas de golfinhos. Os leões marinhos são mortos por golpes de cabeça ou pancadas com os lobos da cauda.
Outras técnicas mais especializadas são utilizadas por várias populações no mundo. Na Patagónia, as orcas alimentam-se de leões marinhos dos sul e crias de elefantes marinhos, forçando as presas a dar à costa, mesmo correndo o risco de elas mesmas ficarem, temporariamente, em terra. As orcas observam o que se passa à superfície, através de um comportamento designado de spyhopping, que lhes permite localizar focas a descansar sobre massas de gelo flutuante. A técnica consiste em criar uma onda que obrigue o animal a cair à água, onde outra orca o espera, para o matar.
Em média, uma orca come cerca de 60 kg de comida por dia. Com uma tal variedade de presas e sem outros predadores que não o homem, é um animal bem no topo na cadeia alimentar

12 comentários: