terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Urso Pardo


Este animal vive na Europa, Ásia e América do Norte, dominando ainda vastos territórios nestas zonas.
Na Península Ibérica, já só pode ser encontrado nas montanhas da Cantábria, no Norte de Espanha, onde se pensa poderem existir a viver em liberdade pouco mais de 80 animais. Neste estado de quase extinção, é indispensável uma especial atenção por parte das autoridades centrais e locais espanholas, no sentido de se protegerem estes últimos grandes mamíferos peninsulares
Apesar de serem omnívoros e comerem uma grande variedade de alimentos, que vão da carne até ao peixe e às frutas, os ursos pardos têm um gosto especial por mel. Como, para terem acesso ao mel, tinham de danificar e destruir as colmeias e os muretes de pedra que os protegiam, os produtores perseguiam-nos implacavelmente, até os eliminarem da sua zona, este perseguição levou à sua quase extinção em toda a Península Ibérica.
Em Portugal, algumas fontes apontam a sua extinção para o século XVII. No entanto, existem alguns vestígios que podem levar a crer que no século XIX havia alguns animais, embora muito poucos, a viver permanentemente no extremo Norte e Nordeste do território português. Posteriormente, e já nos primeiros anos do século XX, haveria ainda alguns animais que faziam incursões em território português, vindos das serranias espanholas, mas que, ao que se sabe, não ficavam durante muito tempo.
Os ursos pardos, como outras espécies, hibernam, principalmente em climas mais agrestes. Para tal, escavam tocas na terra quando o Inverno se aproxima, e ficam aí até ao raiar da Primavera. No entanto, na Península Ibérica o estado de hibernação não era tão profundo, era mais um estado de latência permanente. E, se por algum motivo fosse necessário, saiam rapidamente desse estado para se proteger a si ou às suas crias.
A gestação da ursa dura, em média, cerca de 240 dias, nascendo normalmente 2 ou 3 crias que vão ser amamentadas pela mãe até aos seis meses. No entanto, a mãe ensina, procura alimento e protege as suas crias até aos 2 anos. A partir daí, as crias ficam por sua conta, procurando um território onde mais tarde vão criar a sua própria família.
Um urso pardo pode medir cerca de 2,50 m, pesar 300 kg e viver 50 anos.
Pertencem a uma única espécie e se distribuem pela América do Norte, Europa e Ásia. Encontra-se presente na península Ibérica, precisamente nos Pirineus e na cordilheira Cantábrica.
Na Espanha, está em perigo de extinção. É uma das maiores espécies de ursos e se caracteriza por apresentar uma grande variação não somente no tamanho, mas também no peso, no tom e aspecto da pelagem. É o mais temível dos ursos, na idade adulta pode assumir 1,20 m de altura até a cernelha (junção das espáduas e cabeça do animal), e um comprimento total de 2 a 3 metros. Quando estão armazenadas as reservas alimentares para a hibernação, podem pesar até meia tonelada. 
Está adaptado a viver em habitats muito distintos e a comer muitos tipos de alimentos. 
Nome científico - Ursus arctos. 

Área de distribuição e habitat

As diferentes subespécies de urso-pardo são originárias do norte, leste e oeste da Europa, nordeste da Ásia, Japão, Canadá e Estados Unidos. Na América, o urso-pardo é conhecido como urso grizzly, porque as pontas da sua pelagem são cinza-prateado (“grizzly” quer dizer “cinzento, grisalho”). A área das subespécies da Euroasia se estende da Escandinávia à Península Kamchatka, e vai até o sul da Grécia e do Iraque. 
O urso-pardo tende a se estabelecer em tundras e regiões montanhosas isoladas, com vastas extensões de florestas, que oferecem suficiente comida. Em média, um urso requer uma área de 100 quilômetros quadrados. O tamanho do território varia de acordo com a quantidade de comida que pode oferecer. 

Aparência, altura e peso

O urso-pardo possui uma típica corcova de músculos na nuca. A cor do pêlo de suas potentes patas varia de quase preto a marrom-chocolate, e do cinza ao vermelho e castanho claro, dependendo da área onde vive. Os maiores ursos-pardos se encontram na costa do Alasca: o urso Kodiak (Ursus arctos middendorffii) é o maior predador terrestre vivo. Quando fica sobre duas patas, pode atingir até três metros de altura e pesar até 800 quilos. O urso-pardo dos Alpes europeus atinge cerca de dois metros de altura e pesa até 250 quilos, enquanto as fêmeas são consideravelmente mais leves, com cerca de 160 quilos. Com um peso de cerca de 150 quilos, os ursos grizzly não são muito mais pesados que os ursos-negros. 

Dieta

Os ursos-pardos são onívoros. Eles comem vegetais, peixes carniça, pássaros e mamíferos, além de outros alimentos. No entanto, três quartos de sua dieta consiste em raízes, frutas silvestres e ervas. Se tiverem oportunidade, eles podem pilhar, e com muito gosto, lavouras de milho, batata, nabo ou repolho. Colméias também reforçam a sua dieta. O salmão migratório é uma iguaria delicada e especial para os ursos-pardos do Alasca. Em contraste, o urso grizzly da América do Norte (Ursus arctos horribilis) demonstra uma predileção especial por carniça. 

Estilo de vida

Os ursos-pardos são solitários e vagam por seu território da primavera até o outono. Eles não tem inimigos naturais, além do homem, e evitam quase todos os animais que não podem caçar. Nos meses frios, os ursos-pardos hibernam, em cavernas ou buracos no chão, e vivem de suas reservas de gordura neste período de descanso. Sua temperatura corporal cai cerca de 4 graus centígrados para economizar energia, e o ritmo da respiração e batimentos cardíacos também diminuem. 

Comportamento social e reprodução

Os ursos-pardos só abandonam sua existência solitária durante a época do acasalamento, de maio a julho. Depois de um período de gestação de seis a nove meses, nascem normalmente dois filhotes no refúgio de inverno. Eles são amamentados pela mãe por aproximadamente um ano e meio. A mãe ensina os ursinhos por dois ou três anos tudo o que precisam para sobreviver. Depois disso, eles devem procurar seu próprio território. 

Situação

Urso PardoO número de ursos-pardos em todo o mundo é estimado em 100.000. As populações do sudeste e sudoeste da Ásia, Tibete e Caxemira estão em risco de extinção. O urso-pardo europeu já foi erradicado em grandes faixas de seu antigo habitat. Pequenas populações ainda podem ser encontradas na Escandinávia, Rússia, Eslovênia e nos Pirineus, nas montanhas Abruzzi e no vale Trentino, na Itália. De acordo com o Fundo Mundial para a Natureza, a implementação de mais programas de proteção é urgente.

Nome Inglês
Brown Bear  

Nome Científico
Ursus arctos


Distribuição geográfica

O urso-pardo podia ser encontrado no continente eurasiano, das Ilhas Britânicas (onde se encontra extinto), na Europa, à ilha japonesa de Hokkaido, na Ásia. Na América do Norte, sua distribuição se espalhava do México ao Alaska. Acredita-se que os ursos-pardos migraram da Ásia para a América durante a última glaciação, através do estreito de Bering.

Aparência

O urso-pardo, junto com o urso-polar, é um dos maiores do gênero. O peso de um adulto varia entre 90 e 800 kilos, sendo que os machos pesam mais que as fêmeas. A dieta influencia muito o peso, sendo que os ursos das ilhas Kodiak se alimentam de salmão chegam em média a 700 kg, enquanto que os ursos-cinzentos que vivem longe da costa e se alimentam basicamente de bagas, não chagam apenas aos 350 kg.
O urso é um animal plantígrado, ou seja, a sola de seu pé toca totalmente o solo quando o animal se movimenta. A pelagem dos ursos-pardos varia do branco ao castanho-escuro, passando pelo dourado. A ponta dos pêlos dos ursos-cinzentos são mais claras, o que lhes dá a aparência grisalha.

Dieta

O urso-pardo é um animal onívoro. Sua dieta abrange vários tipos de alimentos, incluindo mariposas, larvas, frutas silvestres, pequenos roedores, carniça e grandes animais como cervos e alces. Normalmente evitando a presença de seres humanos, uma vez que um urso-pardo equaciona homem igual a fonte de alimento, seja se alimentando de lixo ou sendo alimentado por turistas, ele pode se tornar um animal perigoso. Animais que desenvolvem hábitos alimentares dependentes da presença humana acabam normalmente sendo mortos pelas autoridades.

Reprodução

A maturidade sexual da fêmea se dá em torno dos seis anos, permanecendo fértil até os 30 anos de idade. Os machos só se aproximam das fêmeas durante o período de acasalamento, durante o verão do hemisfério norte. O período de gestação é de 180 a 266 dias, ao fim dos quais nascem geralmente dois filhotes. Estes permanecem com a mãe de dois a três anos, antes de levarem sua vida independente.

Hábitos

O urso-pardo é um animal solitário, contudo sabem conviver pacificamente quando existe abundância de alimento. Durante o inverno, ele busca covas e cavernas para entrar em estado de letargia. Durante esse período, sua temperatura corpórea cai levamente, e sua respiração e batimentos cardíacos diminuem drasticamente de ritmo.

12 comentários: