terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Zebra


NOME COMUM: zebra de grant
NOME EM INGLÊS: Zebra 
NOME CIENTÍFICO: Equus burchelli
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Perissodactyla
FAMÍLIA: Equidae
COMPRIMENTO: 2,4 m 
ALTURA DO quarto dianteiro: 1,5 m
PESO: 250 a 320 kg
VIDA MÉDIA: 20 a 30 anos
O caçador, de tocaia, prepara-se para alvejar esta caça aparentemente fácil. Mas a zebra já pressentiu o perigo e dispara a galope. O que a salva não é só a velocidade, que às vezes atinge 60 quilômetros por hora, mas também as listras brancas e pretas que tornam difícil distinguir sua silhueta enquanto corre. À noite, sua pele listrada confunde-se com as sombras da vegetação, ajudando-a a escapar dos leões.
zebra é encontrada na África, do Saara à Rodésia. Pouco exigente em matéria de comida, ela se contenta com o capim ralo que cresce nessas regiões semi-áridas. Vive em grupos de até 20 membros, lado a lado com os gnus, búfalos e avestruzes. Todos esses animais convivem harmoniosamente.
A fêmea dá a luz a um só potrinho, após um período de gestação de um ano aproximadamente. Se capturada cedo, a zebra é fácil de domesticar. Na Inglaterra foi feito acasalamento de zebra com cavalo.
Os animais resultantes têm a dupla vantagem de resistência ao frio e imunidade à doença do sono. Atualmente, restam três espécies de zebra: a zebra-de-grevy, a zebra da montanha e a zebra-de-grant.


As zebras habitam uma grande região, que vai da zona central do continente africano até ao extremo Sul do mesmo.
Juntamente com o gnu, é dos animais mais bem sucedidos da savana africana. Existem às centenas de milhar, espalhados por vários países, e nem as guerras que durante dezenas de anos martirizaram esta zona conseguiram pôr em risco a sua sobrevivência.
As zebras são herbívoros que vivem em grades manadas, pastando livremente pela savana. São das presas mais apetecíveis para leões, hienas e cães selvagens.
As riscas das zebras são características de cada animal, são como uma impressão digital que identifica cada indivíduo da espécie. Estas riscas servem como camuflagem para os predadores uma vez que, quando a manada está em movimento, as riscas destes animais provocam ilusão de óptica aos predadores que não conseguem assim identificar e isolar um animal. Mesmo assim, são caçadas aos milhares na savana africana, principalmente nas emboscadas montadas pelas leoas, que apanham cada animal que passa na sua zona e não o persegue individualmente.
Todos os anos as zebras sentem o apelo da grande viagem pelo Serengueti. Quando chega a altura desse empreendimento, juntam-se às centenas de milhar e, juntamente com os gnus, partem para a grande caminhada para Norte, em busca de água e pastos mais verdes onde podem comer melhor, quer em quantidade, quer em qualidade.
Algumas, são vítimas dos predadores terrestres, outras, são vítimas da longa viagem, e outras ainda, dos crocodilos. Estes, avisados pelo troar de milhares de animais em aproximação, estão em alerta, e se a maioria das suas vítimas são gnus, também algumaszebras são apanhadas na matança que os crocodilos fazem nesta altura.
As zebras têm uma gestação de aproximadamente 360 dias, da qual nasce por norma uma única cria. Só muito raramente acontecem partos múltiplos.
Uma zebra pode medir 2,20 m, ter 1,40 m de altura e pesar mais de 200 kg. A sua esperança de vida ronda os 30 anos.

As zebras são mamíferos, membros da mesma familia dos cavalos, os equídeos, nativos da África central e do sul. A pelagem deste animal consiste num conjunto de listras contrastantes de cor, alternadamente, preta e branca, dipostas na vertical, exceptuando nas patas, onde se encontram na horizontal.
As zebras não atacam sem qualquer motivo, apenas quando é necessário defender-se. São, muitas vezes, as presas preferidas dos leões. É as savanas africanas onde as zebras habitam. Encontram-se distribuidas por famílias: macho, fêmeas e filhos. Estes animais, por serem atacados habituamente por leões, podem se tornar animais extremamente velozes, pois para fugirem dos predadores, utilizam apenas um meio: a fuga. As listras das zebras vão escurecendo com a idade, e estes animais, embora se pareçam, não são todos iguais.

Espécies de zebra

E. grevyi - Zebra de Grevy 
E. quagga 
E. quagga burchelli - Zebra da planície 
E. quagga quagga - Quagga (extinto) 
E. zebra - Zebra das montanhas

As zebras são brancas com listras pretas. Prova disso é que muitas delas nascem completamente brancas e, com o tempo, vão surgindo seus rajados negros.
Alguns animais do Gênero Equus não possuem listras e, portanto, não são considerados zebras.

As zebras são animais pertencentes ao Gênero Equus, representadas pela zebra-de-gravyi (Equus grevyi), zebra-das-planícies (E. quagga), e zebras das montanhas (E. zebra zebra e E. zebra hartmannae). Quanto ao status de conservação, estão, respectivamente, em perigo, risco mínimo e vulnerável (as duas últimas), segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, IUCN.
São encontrados, naturalmente, na África, do Saara à Rodésia. Vivem em bando de aproximadamente vinte indivíduos, geralmente com um único macho adulto. Alimentam-se de vegetais e convivem de forma pacífica com outros animais, como gnus, búfalos e avestruzes. Seus principais predadores são os leões, hienas e crocodilos.
Podem atingir mais de dois metros de comprimento, um e meio de altura e duzentos quilos. São animais com caso, de corpo branco com listras pretas, que se apresentam com traços distintos em cada indivíduo. Tal característica é bastante vantajosa, pois ajuda na identificação dos indivíduos do bando; e atrapalha os predadores a distinguir um único animal, quando as presas em potencial estão em bando, e confunde sua localização, quando um indivíduo está correndo. Quanto a isso, tais animais correm consideravelmente bem, podendo alcançar 60km/h de velocidade; e, em casos estremos, podem dar coices, a fim de se defender.
Cada gestação dura em média um ano, dando origem a uma única cria, na maioria das vezes. As listras vão escurecendo até que atinjam a idade adulta e no decorrer dos anos começam a clarear. A expectativa de vida é de trinta anos.
Equus quagga, também chamada, cientificamente, de Equus burchellii, é a espécie mais comum, sendo geralmente ela a que costumamos encontrar em jardins 

2 comentários: