terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Urso Polar


CARACTERÍSTICAS

Seu nome científico é Thalarctos maritimus da ordem dos Carnivora (carnívoro) e da família Ursidae (Ursos). O urso-polar é uma das maiores espécies de urso. Alguns exemplares podem atingir cerca de 2 metros de comprimento e pesar 700 kilos. Embora pesado e maciço, move-se com facilidade na paisagem branca do Ártico. O pêlo longo e gorduroso mantém seu corpo aquecido, e a camada de gordura subcutânea é uma proteção adicional contra o frio.
Bom pescador e caçador, o urso-polar investe contra suas pressas na água ou em terra firme. Na água sente-se à vontade porque a gordura e o ar nos pulmões permitem que ele flutue com facilidade. Além disso, as membranas entre os dedos fazem do urso-polar um nadador mais eficiente que os outros ursos: é o único que dispõe desse recurso.
Paciente e esperto, o urso-polar aguarda o momento em que a foca sobe a superfície para respirar. Uma enérgica patada é suficiente para matá-la. Depois, basta puxá-la para fora da água.
O urso-polar acasala na primavera. No outono, as fêmeas grávidas escavam uma toca e caem num estado semi-sonolência. Os filhotes nascem nesse abrigo, durante o inverno.
A ninhada é, no máximo, de três filhotes. Estes nascem cegos e sem pêlos, e são amamentados por cerca de três meses e meio.
Nadador lento (sua média é 4km/h), porém excepcionalmente resistente, o urso-polar pode permanecer na água durante horas. Ao nadar, ele usa apenas as patas anteriores para a propulsão.
Os pêlos na planta dos pés protegem o urso-polar do frio e oferecem-lhe mais firmeza ao caminhar sobre o gelo.
 
A presa favorita do urso-polar é a foca, mas ocasionalmente ele ataca a raposa-branca, o boialmiscareiro e a rena. E devora peixes como o bacalhau e o salmão
Distribuição geográfica: espécie exclusiva do hemisfério norte, o urso-polar habita as regiões do Ártico (Alasca, norte do Canadá, Groenlândia, extremo norte da Europa e Sibéria).
Habitat: os gelos eternos da calota polar, ilhas do oceano glacial Ártico e as costas setentrionais da América e Eurásia.
Medidas de proteção: o meio inóspito do Ártico torna difícil um calculo do número de ursos-polares; estima-se que existem atualmente cerca de 20.000. Esse número reduzido é atribuido por diversos fatores - a caça de que têm sido vítimas, ao longo do tempo, e casuais naturais.
O urso-polar vive em grupos pequenos de três ou quatro indivíduos, e, por isso, fica mais exposto a agressões externas. A fêmea dá à luz uma vez por ano, e a cria é, no máximo, de três filhotes com dito antes, - número muito pequeno, que não favorece o aumento da espécie. Até os dois ou três primeiros anos de vida, os filhotes permanecem com a mãe, com quem aprendem a caçar e a sobreviver. Nesse período, são extremamente indefesos e presas freqüentes do lobo, um de seus inimigos naturais.
O urso-polar goza de proteção na Ex-União Soviética desde 1.956. No entanto, só em 1.973 a dinamarca, a Noruega, o Canadá, os Estados Unidos e a própria Ex-União Soviética se assossiaram num plano internacional de preservação da espécie. A caça foi proibida em águas internacionais, mas reconheceu-se esse direito às populações indígenas (esquimós). Ficou terminantemente proibida a caça de avião, um "esporte" muito praticado por milionários norte-americanos, bem como qualquer tipo de caça motorizada. Fêmeas e filhotes gozam de proteção absoluta.
Características
O urso é mamífero e se caracteriza por ter um corpo pesado, a cauda curta e as orelhas pequenas e arredondadas. Os ursos são plantígrados (o calcanhar e a planta tocam no solo ao caminhar, como nos seres humanos), e os pés posteriores têm cinco dedos. Tem caráter solitário e os laços familiares só existem entre a fêmea e suas crias.
O urso polar é o maior carnívoro terrestre do mundo. Habita o gelo ártico e as baías de Hudson e de James, no Canadá, assim como a costa leste da Groelândia. Tem um corpo mais longo e delgado que o restante dos ursos, devido a seus hábitos aquáticos. São excelentes nadadores, capazes de nadar até 80 km sem descanso.
Se alimentam de frutos, plantas, moluscos e algas marinhas, porém suas presas favoritas são as focas. São animais muito robustos: o peso médio das fêmeas é de 250 kg e os machos pesam em torno de 350 kg. É uma animal ameaçado de extinção e pode viver em média de 20 a 25 anos.
PêlosPossuem o pêlo branco como a neve, confundindo-se assim com o ambiente ao seu redor.
O urso polar (ou urso branco) tem o corpo revestido por uma compacta camada de pêlos brancos e grossos e uma espessa superfície adiposa, que mantêm sua temperatura normal mesmo enquanto nada nas águas geladas dos mares do Norte.
Pré-história
Havia um urso originário da América do Norte; é o Agriotherium (animal selvagem) que hoje é extinto, assim como o Ursus spelaeus, que era um urso das cavernas, e foi o maior mamífero carnívoro conhecido. Competia com o homem paleolítico pela posse das cavernas, e muitas vezes saía ganhando.
Classificação científica
Família -
Tamanho:
Descrição
O urso polar é o maior carnívoro terrestre do planeta. Tem um corpo pesado, a cauda é curta e as orelhas são pequenas e arredondadas. As patas dianteiras são largas para facilitar o nado e o mergulho e os pés posteriores têm 5 dedos. Tem um corpo mais longo e delgado que os outros ursos, devido a seus hábitos aquáticos. Sua pelagem é branca e cobre todo o corpo, inclusive a planta dos pés, o que o isola do frio. No verão a pelagem se torna amarelada, talvez devido à oxidação produzida pelo sol.
Distribuição
Habita o gelo ártico e as baías de Hudson e de James, no Canadá, como também a costa leste da Groelândia.
Comportamento
Seu habitat são as água marinhas cobertas de gelo. São excelentes nadadores , podendo nadar até 80 km sem descanso. Alguns migram do Norte para o Sul seguindo as margens das geleiras. Deslocam-se também por terra firme. Tem caráter solitário, embora em regiões com abundância de alimento chegam a alcançar grupos de até 40 indivíduos, os laços familiares é somente entre a fêmea e suas crias. É de costumes diurnos.
Alimentação
É um predador cuja presa principal é a foca comum. Também se alimenta de frutos, plantas, moluscos, algas marinhas e cadáveres de mamíferos marinhos que chegam até a costa.
Dieta
Um urso busca comida em uma praia rochosa.De todos os ursos, o urso-polar é o que mais restritamente carnívoro. A dentição lembra mais a de carnívoros aquáticos do que outros ursos. Sua principal presa é a foca (em especial a foca-anelada), a qual tenta capturar quando estas emergem em buracos no gelo para respirar. Sua taxa de sucesso, contudo, é baixa. Só 5% das tentativas são exitosas. Um urso experiente captura uma foca a cada cinco dias, o que lhe proporciona energia suficiente por 11 dias. Além do método de tocaia, o urso-polar emprega também o método de perseguição para caçar, aproximando muito lentamente da vítima e disparando nos 15 m finais, a uma velocidade de até 55 km/h.
Alimenta-se também de aves, roedores, moluscos, caranguejos, morsas e belugas. Ocasionalmente caça bois-almiscarados e até mesmo, ainda que raro, outro urso-polar.
Oportunista, a espécie pode comer carniça (como baleias encalhadas) e materia vegetal, como raízes e bagas no final do verão. No depósito de lixo em Churchill, Manitoba, foram observados comendo, entre outras coisas, graxa e óleo de motor.
O urso-polar é um nadador e um corredor capaz, o que o torna um caçador eficiente tanto na água quanto na terra firme.
Esta espécie é extremamente perigosa para o homem que encara como presa, especialmente se não houver abundância dos seus alimentos habituais. Na Ilha de Baffin, por exemplo, os geólogos fazem trabalho de campo armados de caçadeiras como medida de protecção contra os ursos polares.
 
Reprodução
Acasala entre os meses de março e junho, com implantação diferida dos óvulos fecundados, de modo que o período de gestação se torna muito longo, entre 200 à 265 dias, variando de acordo com as condições ambientais. As crias, em média duas, nascem entre novembro e janeiro, no abrigo invernal da fêmea, e não se separam da mãe até completarem dois anos de idade.
Atingem a maturidade sexual aos 5 ou 6 anos. Em condições naturais, vivem em média de 20 à 25 anos.
É uma espécie ameaçada de extinção devido o efeito estufa que vem aquecendo cada vez mais o planeta Terra, derretendo e afinando o gelo da região.
Desta forma, a sua área de movimentação diminui dificultando a busca do seu alimento principal que é a foca. As fêmeas, fracas e famintas, não produzem leite e os filhotes acabam morrendo.
Uma mãe e seus dois filhotes.Os ursos polares acasalam entre os meses de março e junho, com implantação diferida dos óvulos fecundados, de modo que o período de gestação se torna muito longo, entre 200 a 265 dias, variando de acordo com as condições ambientais.
As crias nascem entre novembro e janeiro, no abrigo invernal construído pela fêmea, e não se separam da mãe até completarem dois anos de idade. Nascem cegas e pesando muito pouco em relação ao peso adulto, sendo um dos filhotes menos desenvolvidos dos mamíferos eutérios. As fêmeas têm quatro mamas funcionais ao passo que as outras ursas apresentam seis. Podem gerar até quatro filhotes por gestação, ainda que a média seja de duas crias.
As fêmeas estão aptas a reprodução uma vez a cada três anos, sendo um dos mamíferos com menor capacidade reprodutiva. É esperado que a ursa-polar tenha apenas cinco ninhadas em sua vida.

Dieta
No inverno, os ursos polares caçam nos blocos de gelo focas-marmoreadas e focas-barbudas, mas também a foca-da-Groenlândia, morsas jovens, baleias beluga, peixes e pássaros marinhos. No verão, quando vivem em terra, eles comem pequenos mamíferos, pássaros que chocam seus ovos no chão, ovos e carniça. Entre as grandes refeições, eles "beliscam" algas, musgos, grama, mexilhões e frutas silvestres. Por ano, um urso-polar percorre cerca de 15.000 quilômetros em busca de comida. Ele tem que matar entre 50 e 75 focas por ano para sobreviver.
Estilo de vida Os ursos-polares são solitários que vagueiam por grandes áreas. Ao seguir seus rastros, é bem possível encontrar uma carcaça – que eles vão dispensando pelo caminho, assim que enchem a barriga.
Apesar de sua pelagem quente e da camada de gordura, os ursos-polares passam até oito meses hibernando, a partir de setembro e outubro, em uma toca que eles mesmos cavam na neve.
Apesar de ser difícil de acreditar, já que são tão grandes e pesados, os ursos-polares são exímios nadadores e podem mergulhar vários metros. Na água, eles usam suas patas grandes, com dedos ligados por membranas, como remos.
.
Características especiais
Os ursos-polares podem atingir uma velocidade de até 40 km/h, não deixando nenhuma chance para presas ou seres humanos escaparem. Portanto, é aconselhável manter distância dos ursos-polares e não atraí-los com cheiro de comida ou lixo.
Situação

Na natureza, os ursos-polares têm apenas um inimigo: o homem. A ação humana fez com que a população desses animais chegasse ao mínimo nos anos 50. Os números só começaram a aumentar quando foram introduzidos programas de proteção e restrições à caça. Estima-se que existam entre 22.000 e 25.000 ursos-polares em aproximadamente 20 populações perto do Pólo Norte. Cerca de 60% destes "Reis do Ártico" vivem no Canadá.
o macho e muito maior que a fêmea.
Peso: a fêmea entre 250 à 300 kg e o macho de 300 à 800 kg. Ursídeos
Ordem - Carnívoros
Espécie - Ursus maritimus (Thalarctos maritimus, para alguns autores)

Um comentário: