quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Canguru


canguru é um mamífero, pertencente à família dos Macropopídeos e à ordem dos marsupiais, que habita a Austrália, Nova Guiné e ilhas vizinhas. O nome canguru tem sua origem numa língua australiana e quer dizer “não sei”. As principais características destes animais são: patas traseiras bem desenvolvidas e a existência do marsúpio (espécie de bolsa que a fêmea tem no abdômen e onde o filhote se alimenta e termina seu desenvolvimento).
Existem diversos tipos de cangurus. No primeiro grupo encontramos os grandes cangurus, dentre os quais podemos destacar o canguru gigante, ou canguru cinza e o canguru vermelho, estas são as duas espécies mais conhecidas. Há outra espécie, um pouco menor, com cores mais brilhantes chamados wallabies (ou ualabis) e o canguru arborícola, cujas principais características são: formato mais robusto, uma cauda longa e semelhança de tamanho entre os membros inferiores e superiores. No segundo grupo estão os ratos-canguru, animais menores que lembram ratos. O terceiro grupo é formado pelo rato-almiscarado-marsupial, animal também parecido com um rato e que tem um rabo escamoso e sem pêlos.
Os cangurus são animais que possuem cabeça pequena e orelhas grandes, suas patas dianteiras são curtas e têm cinco dedos, as patas traseiras são grandes e possuem quatro dedos, sendo que no dedão estes animais possuem uma garra usada para defender-se. Os maiores cangurus, quando eretos e na idade adulta, podem chegar a dois metros de altura, seu peso atinge os 85 kg.  O filhote de canguru nasce pouco desenvolvido (cego, sem pêlos e com tamanho reduzido – 2 cm de comprimento), após três semanas de gestação nasce somente um filhote. Como nascem muito frágeis, os filhotes vivem durante os primeiros seis meses dentro do marsúpio, onde encontram calor, proteção e leite. Só a partir do sétimo mês é que o filhote começa a se aventurar em terra firme, depois de um ano a cria torna-se completamente independente.
Há uma característica que diferencia os cangurus de outros marsupiais: na hora do salto, os cangurus são capazes de associar o movimento do rabo com o das patas, para obter um maior deslocamento. Quando saltam podem atingir até 5 metros de distância. O habitat dos cangurus são as planícies e as florestas. Sua dieta é feita de frutas e vegetais, sendo que o rato almiscarado, também se alimenta de pequenos animais. Durante pequenos espaços de tempo um canguru pode atingir até 50 km/h. A idade destes animais oscila entre 12 e 25 anos, dependendo da quantidade de alimento disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário